Gazeta recomenda

Bienal de Curitiba 2019 vai discutir fronteiras e terá exposição em outros estados

Com o tema Fronteiras, evento de arte contemporânea começa no dia 21 de setembro em Curitiba e terá parte de sua programação em Florianópolis e Brasília

  • Sandro Moser
  • 28/06/2019
  • 18:30
Bienal de Curitiba 2019 vai discutir fronteiras e terá exposição em outros estados Obra do artista Christus Nobrega foi um dos destaques da Bienal de 2017. Foto: Divulgação

Descontruir as fronteiras entre os povos e entre as pessoas é o tema da curadoria da 14ª edição da a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Marcada para acontecer entre os dias 21 de setembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020, a Bienal anunciou que terá dois novos curadores, o espanhol Adolfo Montejo Navas e a brasileira residente em Berlim, Tereza de Arruda.

Todas as ações da Bienal trarão o tema fronteira em alguma forma de discussão. Segunda a assessoria da Bienal, a proposta temática é um diálogo com a nova situação de fronteiras e desfronteiras do mundo atual.

“A desconstrução das noções de fronteiras físicas, as transformações que elas sofrem no decorrer do tempo a partir das relações mutantes entre sujeito e espaço, procurando uma nova cartografia simbólica, de novos sinais”, diz o texto de apresentação.

Bienal itinerante

Fora de Curitiba, a Bienal amplia ainda mais suas sedes com exposições em outras cidades do Paraná e do Brasil, como Florianópolis (Santa Catarina) e Brasília (Distrito Federal). Em Brasília, uma exposição será inaugurada no dia 13 de novembro no Palácio Itamaraty integrando a 11ª Cúpula do BRICS, que este ano é sediada no Brasil.

A programação geral contemplará a participação de artistas dos cinco continentes, com destaque para artistas de países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

LEIA TAMBÉM

>>> EXCLUSIVO: Festival Prime Rock anuncia nomes da edição 2019

>>> Banda Polaroid revive o pop dos anos 1990 com humor

>>> Festival do Crossroads terá 18 horas de música no dia mundial do rock

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto