A banda tributo oficial do Queen - The Queen Extravaganza - criada por ninguém mais, ninguém menos que os membros originais do grupo, Brian May e Roger Taylor, vem a Curitiba nos dias 24 e 25 de maio. E o vocalista que acompanha a banda, ou seja, o “Freddie Mercury”, é brasileiro.

Natural de Floripa, o cantor Alírio Netto foi selecionado para cantar no Queen Extravaganza em 2018, pelos ex-Queen May e Taylor. Eles viram Alírio se apresentando no musical We Will Rock You e gostaram do estilo. De lá para cá, já foram 60 shows, mas essa é a primeira vez que o grupo vem para a América do Sul.

“A banda é um tributo focado na musicalidade”, explica Alírio, em entrevista exclusiva ao Guia Gazeta do Povo. “Não nos vestimos como eles, não é um cover. Sempre existiram muitos covers, mas que não focavam na parte musical”, diz. Foi por isso que os músicos da banda se juntaram para criar um tributo ‘de qualidade’ ao Queen.  

>>> Figurinista revela que 50 pares de sapatos e óculos foram criados para Rocketman

Quando Alírio foi escolhido para integrar a banda, foi porque os artistas procuravam alguém que conseguisse cantar as músicas, mas imprimisse sua própria digital ao show. “Esse show faz jus ao Queen e faz jus a quem a gente é como artista”, diz o brasileiro de 42 anos, que já participou de grandes musicais no país e no exterior.

“Eu não imito o Freddie Mercury e a banda não imita o Queen. A música do Queen é sobre você ter a sua própria voz, e isso é o mais importante no Extravaganza”, diz o cantor. Em todos os ensaios gerais, May e Taylor participam, colaboram e dão palpites. “E mesmo assim a gente tem muita liberdade”, comenta.

É o próprio Roger Taylor quem cuida dos figurinos, sem perder as identidades dos atuais músicos do Extravaganza. Além de Alírio, participam do tributo Tyler Warren, na bateria, François-Olivier Doyon, no baixo, Brian Gresh, na guitarra e Darren Reeves, nos teclados. 

>>> Festival de blues e jazz gratuito traz grandes nomes da música a Curitiba

“É uma forma de carregar esse legado. As músicas do Queen são atemporais e marcaram muitas gerações. Eu me sinto honrado e premiado de fazer parte disso”, comemora Alírio. Em solo brasileiro, a banda passa por Floripa, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, além de Curitiba. “Eles estão surpresos com o sucesso aqui no Brasil. Eu já avisei que a plateia brasileira é mais maluca, mas eles já estão acostumados comigo”, brinca.

É que o cantor interage com o público, invade a plateia e faz graça no palco, e já preparou os outros músicos para a emoção que pode vir a acontecer no teatro. “No primeiro show com o Extravaganza eu desci do palco e eles ficaram assustados. Mas agora já me conhecem”, ele diz.

>>> Circo Vostok estreia nova temporada em Curitiba

Lisonjeado, Alírio explica que o show é baseado nos dois primeiros discos do Queen. Ao todo, são cerca de trinta músicas e 2h30 de cantoria. “A gente quer surpreender e emocionar”, conta, “eu mesmo me emociono muito”. Entre as favoritas de Alírio Netto na hora de interpretar, o xodó é Who Wants to Live Forever. 

Ele explica: fazia dueto com a cantora Lívia Dabarian no musical We Will Rock You, cantando essa música. Os dois se apaixonaram, casaram, e já estão juntos há três anos.

Os shows do The Queen Extravaganza serão no Guairão, a partir das 21h, nos dias 24 e 25 de maio. Os ingressos estão à venda por valores entre R$ 100 e R$ 380, dependendo do setor escolhido.