cartão

Assinatura:

ASSINAR ENTRAR
ASSINE

Gazeta recomenda

Você sabe o que é o Roller Derby? Campeonato Brasileiro é realizado em Curitiba

Esporte sobre patins mistura força, velocidade e “porradas” técnicas. Novas campeãs serão conhecidas neste domingo (15)

  • Sandro Moser
  • 13/10/2017
  • 13:54
Você sabe o que é o Roller Derby? Campeonato Brasileiro é realizado em Curitiba As meninas do Blue Jay Rollers representam Curitiba. Foto: Divulgação.

Sabe o que é o Roller Derby?  Não?

A melhor oportunidade de conhecer o esporte é neste fim de semana quando acontece em Curitiba o 6.º Brasileirão Feminino de Roller Derby, entre os dias 13 a 15 ( sexta a domingo), no Centro de Esporte e Lazer do Xaxim.

O Roller Derby é um esporte de contato, velocidade e ocupação de espaço. Consiste em duas equipes de cinco jogares que patinam em linha por uma pista oval no sentido anti-horário. No time, das cinco atletas, quatro são defensoras e uma atacante (a “jammer”). A pontuação acontece quando a jammer consegue furar o bloqueio adversário.

Quanto maior o número de adversárias ela ultrapassar, mais pontos. As jogadoras podem usar o corpo para impedir a passagem e empurrar as adversárias para fora da pista (golpes pelas costas são proibidos).

Um jogo de roller derby é dividido em dois tempos de 30 minutos cada. Cada tempo é subdividido em vários “jams” (campanhas) de, no máximo, dois minutos. “É um jogo de força, velocidade, jogo de corpo, estratégia”, explica Rafaela Mayer, uma das Blue Jay Rollers, time que representa Curitiba no campeonato nacional.

Jogadora há três anos, ela reconhece que o jogo “não é pra qualquer uma”, mas garante que o esporte não é violento. “À primeira vista tem quem fique assustado, mas a gente tem todo um treinamento para aprender a cair, a bater. Há uma regra no esporte que você só entra no jogo quando não oferecer mais nenhum risco para as outras meninas nem para si mesmo”.

O público porém, vibra nos momentos mais intensos da disputa que geralmente envolvem quedas ou choques entre os times. “É a hora mais emocionante mesmo”, admite Rafaela.

O time a ser batido no campeonato são as Ladies of Helltown, de São Paulo, atuais campeãs. Além delas, há meninas de Santa Catarina, Mato Grosso, Santos e Rio de Janeiro na disputa.

As Blue Jay Rollers estão em ação desde 2012. Atualmente o elenco tem 25 atletas, de idades que vão dos 18 aos 40 anos. “É segunda vez que a gente consegue fazer um time competitivo. A gente quer buscar nosso melhor resultado. De qualquer forma é bem divertido para o público”.

O esporte ganhou popularidade com o filme Garota Fantástica, dirigido pela atriz Drew Barrymore que mostra o cotidiano de uma equipe americana.

Brasil x Argentina

O encerramento do campeonato será com uma partida da seleção brasileira, que se prepara para a Roller Derby World Cup, que ocorre em 2018 em Manchester (na Inglaterra). O Team Brasil irá enfrentar o No Excuses Roller Derby, da Argentina. As hermanas são a principal potência do derby na América Latina.

Roller Derby Roller Derby Roller Derby

Tags

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto