As trufas estrelam o cardápio dos mais sofisticados restaurantes de todo o mundo! E você pode prová-las em Curitiba, no Restaurante Tartuferia San Paolo. Localizado na Praça da Espanha, o estabelecimento recebeu as trufas frescas pela primeira vez no ano.

O grama da trufa branca custa R$ 54. A casa também tem disponível a trufa negra estivo, por R$ 13/g. Ótima oportunidade para quem ainda não conhece o sabor das trufas frescas!  O cardápio da casa tem desconto para quem é do Clube Gazeta do Povo e os pratos podem ser laminados com as trufas.

Elas exigem um cortador específico, com lâminas ultrafinas, pois quanto mais fina for cortada, o sabor é mais intenso. A espessura ideal é a de uma folha de papel. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante.

As trufas

Os trufeiros, caçadores de trufas, entram na mata com cães farejadores, para descobrir onde essa iguaria se encontra. E isso não é tarefa fácil.

Estima-se que existam atualmente na Itália mais de 20 mil trufeiros. Isso porque cada pessoa consegue achar apenas uma quantidade muito pequena, geralmente menos de 100 gramas. É preciso um verdadeiro exército para conseguir quantidade suficiente para vender para restaurantes e distribuidores no mundo inteiro.

Assim que a trufa é desenterrada, uma parte dela é colocada de novo no solo para que possa se reproduzir novamente. E a corrida começa depois disso, já que o alimento imediatamente começa a perder água por evaporação. Tudo precisa ser feito com grande agilidade – elas precisam chegar aos restaurantes em até 36 horas após saírem da terra para preservarem suas características.