Gazeta recomenda

Pré-Carnaval: Garibaldis e Sacis invadem o centro de Curitiba neste domingo (28)

Bloco espera colocar mais de dez mil pessoas na rua na penúltima saída de pré-carnaval

  • Sandro Moser
  • 26/01/2018
  • 08:00
Pré-Carnaval: Garibaldis e Sacis invadem o centro de Curitiba neste domingo (28) Bloco Garibaldis e Sacis é o mais tradicional do pré-carnaval de Curitiba.

Chova ou faça sol, haverá festa! A mais aguardada atração do pré-carnaval - a saída do bloco Garibaldis e Sacis no centro de Curitiba - será neste domingo (28), na rua Marechal Deodoro, a partir das 15h. O bloco criado em 1999 se dedica a alegrar os domingos que antecedem a festa em Curitiba.

Neste ano, os Garibaldis e Sacis precisaram alterar a data de sua saída principal que costumeiramente acontece no domingo anterior ao carnaval.

A saída no centro estava programada para o domingo, dia 4 de fevereiro, precisou alterar a data, pois o clássico Atletiba do 1º turno do campeonato paranaense está marcado para a mesma tarde, no estádio Couto Pereira.

Por recomendação da Polícia Militar, o bloco inverteu o cronograma de desfiles: no dia 28 de janeiro a trupe evolui na rua Marechal Deodoro, no centro e no dia 4 de fevereiro a festa é na rua São José dos Pinhais, no Sítio Cercado.

Segundo o músico Marcel Cruz o bloco espera que o tempo ajude para que o grupo mantenha a média de frequência entre 10 e 20 mil foliões no centro de Curitiba.

Em 2018, o bloco não receberá cachê da administração municipal (terá apoio somente com a estrutura), mas Cruz garante que os G&S não vão deixar a peteca cair por isso. “Vai ser a alegria de sempre. Quem quiser dar uma força aceitamos de bom grado”, disse.

Trânsito e Guia do Folião

Em razão do desfile dos G&S, a Marechal Deodoro terá o trânsito de veículos bloqueado entre meio-dia e 23h do domingo e estará fechada entre os cruzamentos com as Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano Peixoto.

As saídas poderão ser realizadas pelas vias Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e Monsenhor Celso. Já os ônibus circularão pela região com alguns ajustes de rota.

Por motivos de segurança, não será permitida a entrada com garrafas, latas e isopores na área onde acontece o pré-carnaval. Segundo a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), haverá venda controlada de cerveja, água, refrigerante e comida no espaço.

A FCC criou um “Guia do Folião” com algumas recomendações como deixar o carro em casa e usar transporte coletivo; vestir roupas e fantasias confortáveis; não esquecer do filtro solar; ingerir bebidas alcoólicas com moderação e beber muita água; cuidar do celular e evitar o uso de objetos como joias e relógios caros.

História

O Garibaldis e Sacis surgiu em 1999, criado por músicos e foliões pessoas ligadas à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao grupo Mundaréu, e a outros grupos artísticos e teatrais da cidade.

O nome é o uma alusão ao itinerário que o bloco fazia no início desde o hoje extinto Saccy Bar, no Largo da Ordem, até a praça Garibaldi no São Francisco. Em 2014, o grupo transferiu as saídas centrais para a rua Marechal Deodoro.

Garibaldis e Sacis
28 de janeiro, das 15h às 19h
Rua Marechal Deodoro da Fonseca (trecho entre Rua Barão do Rio Branco e Rua Marechal Floriano Peixoto)

LEIA TAMBÉM

>>> Dupla Bruno e Marrone estará no palco principal do Country Festival 2018

>>> Neste domingo (28), navio de Guerra pode ser visitado no Porto de Paranaguá

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto