Gazeta recomenda

12 passeios obrigatórios para quem quer conhecer Curitiba

Lugares que devem ser visitados por turistas, curitibanos ou quem escolheu Curitiba como lar

  • Laura Beal Bordin
  • 26/01/2019
  • 11:00
12 passeios obrigatórios para quem quer conhecer Curitiba Fotos: Arquivo Gazeta do Povo

Quem estiver passeando por Curitiba, tem uma série de passeios obrigatórios para fazer. Confira a lista do Guia Gazeta do Povo.

Jardim Botânico

Talvez esse seja o ponto turístico mais famoso de Curitiba e não pode deixar de ser visitado. A estufa de ferro e vidro com plantas da Floresta Atlântica é um dos símbolos da capital. O local é na realidade uma unidade de conservação ambiental e é destinado à visitação e à pesquisa botânica para a preservação ambiental. Além dos jardins também é possível visitar o Jardim das Sensações, em que o visitante pode conhecer outras espécies de plantas.

Parque Tanguá

Outro símbolo da cidade, o Parque Tanguá está em uma área de pedreiras desativadas e tem mais de 230 mil metros quadrados. O espaço conta com pista de cooper, lagos e uma cascata e um portal de acesso que é característico do local. Um passeio imperdível.

Parque Barigui

O Parque Barigui é o parque mais visitado da cidade e muito utilizado pelos curitibanos que querem passear ou praticar atividades físicas. A área total do parque é de 1,4 milhões de metros quadrados e tem uma grande área preservada. Por lá é possível ver animais que caminham livres pelas áreas comuns, como as capivaras.

Bosque do Papa

O Bosque do Papa é conhecido pelo Memorial Polonês, que é composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, que abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes, além de uma capela.

Parque Tingui

Outro lugar destinado a homenagear a imigração de Curitiba, o parque Tingui tem o Memorial Ucraniano, com a a réplica da antiga capela de São Miguel, da Serra do Tigre, município de Mallet (PR). Por lá é possível conhecer o lado, andar pelas pistas de caminhada e pontes de madeira.

Unilivre

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) é um dos locais mais bonitos para visitar em Curitiba e é, as vezes, inexplorado. O parque foi construído em uma antiga pedreira de granito e conta com um lado com 120 metros de extensão. É comum encontrar pessoas fazendo ensaios de fotos por lá.

Bosque Alemão

O Bosque Alemão é famoso pela trilha que reconta a história de João e Maria. Por lá também é possível encontrar uma réplica de uma igreja presbiteriana, o portal alemão e um mirante. Lá também é possível encontrar a Casa da Bruxa, que tem contação de histórias comandadas pelas bruxinhas no fim de semana.

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) também é conhecido como Museu do Olho e é um passeio imperdível. Localizado no Centro Cívico, o museu já recebeu mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.

Rua XV de Novembro

A Rua XV de Novembro é um bom passeio para quem quer conhecer o centro da cidade. É a principal rua de comércio da cidade, feita exclusivamente para pedestre. Em 1972 ela foi fechada e marcou o planejamento urbano da cidade. Por lá é possível encontrar todo tipo de comércio, bares e restaurantes.

Rua 24 horas

A Rua 24 horas foi um dos primeiros pontos turísticos de Curitiba a funcionar durante todas as horas do dia. O local não funciona mais 24 horas e fechou as portas em 2009 sendo reinaugurado em 2011. A galeria inclui vários restaurantes e lojas.

Torre Panorâmica

A Torre Panorâmica é ótimo para quer conhecer a cidade como um todo. Ela fica no ponto mais alto de Curitiba e tem 109,5 metros - o que equivale a um edifício de 40 andares. Lá é possível ter uma visão 360° da cidade.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame faz parte do complexo Parque das Pedreiras, que também abriga a Pedreira Paulo Leminski, local tradicional de shows em Curitiba. A Ópera inclui um placo de 480 metros quadrados e tem capacidade para mais de 1,6 mil pessoas. Hoje é possível conhecer o projeto Vale da Música, que leva música clássica para o lago do parque, todos os dias.

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto