Gazeta recomenda

Mostra completa de Ai Weiwei chega ao MON em maio

Maior exposição do artista chinês, que é um dos nomes principais da arte contemporânea mundial, fica em cartaz até julho

  • Sandro Moser
  • 29/04/2019
  • 17:45
Mostra completa de Ai Weiwei chega ao MON em maio Obras icônicas do artistas chinês Ai Weiwei chegam ao MON em 2 de maio. Fotos: divulgação.
ai

Um dos artistas plásticos mais importantes da arte contemporânea, o chinês Ai Weiwei vai trazer a maior exposição de seu trabalho ao Museu Oscar Niemeyer (MON) a partir do dia 3 de maio. 

A mostra Ai Weiwei Raiz fica em cartaz até o dia 28 de julho e traça um panorama dos mais icônicos trabalhos do artista além de muitas obras inéditas criadas a partir de um imersão criativa pela cultura brasileira nos últimos anos.

Leia Também

>>> Exposição celebra legado de Adalice Araújo

Com mais de 40 obras e 15 vídeos projeto desenvolvido e curado por Marcello Dantas, a mostra, que estava em cartaz na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo, ilustra a razão do destaque de Weiwei no cenário internacional.

Weiwie que deixou a China em 2015 aborda temas políticos e sociais em suas criações como a crise global de refugiados e a luta pela liberdade de expressão.

Seus trabalhos mais conhecidos são grandes instalações que provocam de forma contundente as contradições do mundo contemporâneo e, em especiais, as tradicionais chinesas.

Obra-prima

Caso de sua obra-prima Dropping a Han Dynasty Urn (Deixando Cair uma Urna da Dinastia Han), que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2 mil anos, da Dinastia Han, período da história da civilização chinesa.

A ação subversiva e transformadora foi captada e transformada em três imagens que vêm sendo expostas em mostras por todo o mundo. Em Curitiba, poderá ser vista a versão dela em peças de Lego.

Outro destaque é o resultado de sua imersão pelo Brasil que colocou o artista em contato com comunidades, artesãos, manifestações culturais e recursos regionais até então desconhecidos por ele, resultando em trabalhos inéditos, feitos com madeira, sementes, cerâmica, raízes e couro.

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto