Gazeta recomenda

As melhores praias para surfar no litoral do Paraná

Da Ilha do Mel à Barra do Saí, o surfista Serginho Laus elege as melhores ondas das nossas praias

  • Sandro Moser
  • 06/01/2019
  • 09:11
As melhores praias para surfar no litoral do Paraná O surf pode ser praticado por adultos e crianças. Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.

A temporada de verão está no auge nas praias do Paraná. Nas areias do nosso litoral é possível identificar dois tipos de veranistas. Há os que aproveitam a praia para relaxar e há aqueles que só conseguem pensar em aproveitar as ondas para surfar!

Ainda que o Paraná seja o penúltimo estado brasileiro em extensão de litoral com 98 Km (perde apenas para o Piauí, 66 km), da Ilha do Mel à Barra do Sai, o litoral paranaense tem diversos picos de surf, cada um com suas características singulares.

>>> Quanto custa para adanr de stand-up paddle e caiaque no Paraná

Locais que são divididos por surfistas locais, de Curitiba e de todo o estado. O Guia da Gazeta do Povo preparou um roteiro com os principais locais para a prática do esporte com ajuda do surfista Serginho Laus.

O paranaense é o recordista mundial de surf na Pororoca, com certificado no Guiness Book, além de ser professor de surf e apresenta o programa na rádio em que dá dicas sobre as condições dos principais picos de surfe.  

A rota do surf começa na Ilha do Mel, que para Laus é o principal reduto do surfe no litoral do estado. “A ilha do Mel é o pico mais constante é o nosso retiro  do surfe com boas condições praticamente o ano inteiro.  

 

ILHA DO MEL

Paralelas

Na praia das Conchas, uma das ondas mais famosas do nosso litoral. As ondas que quebram paralelas ao costão, e em dias ideias, podem ter até 150 metros.

Canto da Vó

A onda mais tubular da ilha fica no pico mais consistente do litoral.  “De setembro a janeiro são as melhores ondas, as mais perfeitas”, aponta Laus.

Praia de Fora

A pequena praia de 400 metros tem no lado esquerdo o farol das Conchas. No outro lado estão as melhores ondas, direitas e bem manobráveis. É a praia mais movimentada da Ilha.

PONTAL DO PARANÁ

Pontal do Sul

O pico de Pontal do Sul fica no contra fluxo dos demais pontos do litoral. “As ondas só ficam boas com vento nordeste, condição que não é favorável para nenhum dos outros picos, o que acontece muitas vezes durante o verão”, observa Laus.

MATINHOS

Pico de Matinhos

Um legitimo point break, pico com fundo de pedras a exemplo de pontos onde quebram algumas das melhores ondas do mundo, o Pico de Marinhos é o ponto mais importante do surf paranaense.  As longas direitas do Pico de Matinhos que podem chegar a 300 metros moldaram a cultura de surf local por gerações. Foi dali que saíram o tricampeão brasileiro Peterson Rosa, o campeão Jihad Khodr e a revelação Peterson Crisanto que acaba de ascender ao WQS. “As direitas são umas das melhores do Brasil A areia se acomodou no fundo a ondulação é de vento sudeste com condições perfeitos”, disse Laus.

>>> Conheça o smelhores bares para tomar chope gelado no Litoral

Caiobá

Em Caiobá, as melhores ondas quebram em frente ao Mapi, o hotel de arquitetura modernista da ponta do calçadão. O pico é um dos preferidos dos bodyboarders.

GUARATUBA

Morro do Cristo

Em Guaratuba, a onda mias forte, pesada e com volume fica num point break atrás do Morro do cristo. A entrada na água requer bom condicionamento ou as ondas jogam o surfista na praia. Ainda há outras opções de ondas na cidade como na praia Brava e paraguaios.

Barra do Saí

A última praia do litoral do Paraná tem múltiplos picos, com boas ondas e um pouco mais definidas. A praia é bem preservada e com um dos visuais mais bonitos da cidade.

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto