Gazeta recomenda

Por causa do Atletiba, data do pré-carnaval dos Garibaldis e Sacis é alterada

Bloco mais tradicional do carnaval curitibano deve levar milhares de foliões à rua Marechal Deodoro no dia 28 de janeiro

  • Sandro Moser
  • 08/01/2018
  • 17:31
Por causa do Atletiba, data do pré-carnaval dos Garibaldis e Sacis é alterada Bloco Garibaldis e Sacis é o mais tradicional do pré-carnaval de Curitiba. Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O mais tradicional bloco de rua do carnaval de Curitiba, Garibaldis e Sacis precisou mudar a data da saída na Avenida Marechal Deodoro que costumeiramente acontece no domingo anterior ao carnaval.

Neste ano, a saída mais esperada do bloco também estava programada para o domingo, dia 4 de fevereiro, precisou alterar a data pois o clássico Atletiba do 1º turno do campeonato paranaense está marcado para a mesma tarde, no estádio Couto Pereira.

Como a Polícia Militar não tem efetivo para acompanhar os dois grandes eventos, o bloco atendeu a solicitação da prefeitura e inverteu o cronograma de saídas: no dia 28 de janeiro a trupe evolui na Marechal Deodoro, no centro e no dia 4 de fevereiro a festa é na rua São José dos Pinhais, no Sítio Cercado.

Antes, o grupo faz o também tradicional Garibaldinho, destinado aos pequenos foliões, na praça João Candido nas ruínas de São Francisco.  

Marcel Cruz, um dos músicos organizadores do bloco diz que o grupo ainda fará aparições surpresa na cidade entre as saídas oficias que serão anunciadas nas páginas do grupo nas redes sociais.

Ele conta que o bloco deve manter os temas tradicionais nos desfiles. “O Garibaldinho é voltado ao universo infantil. No desfile da Marechal, em geral a regra é o Seja quem você quiser”, e no Sítio Cercado ainda não decidimos o tema”, explica.

Cruz diz que espera que o tempo ajude para que o grupo mantenha a média de frequência entre 10 e 20 mil foliões no centro de Curitiba.

Em 2018, o bloco não receberá cachê da administração municipal (terá apoio somente com a estrutura), mas Cruz garante que os G&S não vão deixar a peteca cair por isso. “Vai ser a alegria de sempre. Quem quiser dar uma força aceitamos de bom grado”, disse.

O Garibaldis e Sacis surgiu em 1999, criado por músicos e foliões pessoas ligadas à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao grupo Mundaréu, e a outros grupos artísticos e teatrais da cidade. O nome é o uma alusão ao itinerário que o bloco fazia no início desde o hoje extinto Saccy Bar, no Largo da Ordem, até a praça Garibaldi no São Francisco.

Em 2014, o grupo transferiu as saídas centrais para a rua Marechal Deodoro.

Programação de pré-Carnaval do bloco Garibaldis & Sacis:

Dia 20 de fevereiro

Garibaldinho: desfile voltado ao público infantil.

Dia 28 de janeiro:

Saída na rua Marechal Deodoro, centro.

Dia 4 de Fevereiro

Saída na rua São José dos Pinhais, Sítio Cercado.

LEIA TAMBÉM

>>> Berro de Carnaval abre as festas de rua de 2018 em Curitiba

>>> Após ser cancelada em 2017, Oficina de Música está de volta em novo formato

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto