Gazeta recomenda

Que tal uma quermesse? Igrejas de Curitiba têm festas juninas e julinas

Eventos têm comida típica, quadrilha, missas e apresentações folclóricas. Confira o roteiro do Guia Gazeta do Povo + Clube!

  • Da redação
  • 12/06/2018
  • 18:00
Que tal uma quermesse? Igrejas de Curitiba têm festas juninas e julinas Festas juninas e julinas das igrejas de várias regiões de Curitiba seguem até o começo de julho, com almoços especiais, quadrilha e fogueira de São João. Foto: Devair Parra/Arquivo Gazeta do Povo.

Capela São Sebastião

A capela do Parolin recebe, na véspera (23 de junho) do Dia de São João um arraial que mistura as atrações tradicionais de festa junina (comidas e brincadeiras típicas estão garantidas na programação) com programas culturais, como intervenções artísticas e exibição de filmes selecionados. A entrada no evento é gratuita, e a organização aceita doações tanto de itens para a festa quanto de agasalhos para instituições de caridade.

Igreja São José do Pilarzinho

A Igreja da comunidade São José, do Pilarzinho, faz sua festa junina no dia 16 de junho (sábado), a partir das 17h, com entrada gratuita. Na programação, atrações típicas de festa junina, como a fogueira de São João e a quadrilha, depois de uma missa sertaneja. Os preços das comidas ainda não foram divulgados.

Catedral Greco-Católica Ucraniana São João Batista

Na Catedral Greco-Católica Ucraniana, que fica no Água Verde, a programação de festa junina (ou festa do padroeiro) dura dois dias, em 23 e 24 de junho (sábado e domingo). No sábado, a liturgia acontece no final da tarde e, logo depois, começa a festa junina. No domingo, os fiéis levantam cedo para caminhada com oração a partir das 7h30, e participam de celebração até o final da manhã. Depois da celebração das 10h, acontece o almoço, com itens da culinária ucraniana, como perohê e o holubtsi, a R$ 5 por porção. A entrada é gratuita.

Paróquia Nossa Senhora das Mercês

Com festa julina, a Igreja das Mercês faz seu São João em 8 de julho (domingo), com música ao vivo e quadrilha, além dos itens tradicionais de festa junina, como pinhão cozido, quentão e cachorro quente, vendidos nas barracas. A entrada é gratuita, e os preços das comidas ainda não foram divulgados. A festa começa às 11h30.

Paróquia São Pedro

A paróquia do Umbará tem três dias de festa junina, entre 29 de junho (sexta) e 1º de julho (domingo). Nos três dias, a celebração começa com missa, às 19h na sexta e no sábado e às 10h no domingo. No dia 29, a igreja faz um jantar depois da missa, e no dia 30, a programação segue com a festa junina, com quadrilha, apresentações gaúchas e alemãs e fogueira de São João. No dia 1º, o encerramento da festa acontece em um almoço logo após a missa, com pratos como costela de chão. A entrada é gratuita nos três dias, e o jantar e o almoço são cobrados por quilo (valor ainda não divulgado).

Paróquia São João Batista Precursor

No dia 23 de junho, sábado, a paróquia localizada no Ecoville promove dois dias de festa: no primeiro, uma festa junina cheia de comidas típicas, das 16h às 21h, com entrada gratuita. No domingo (24), dia de São João, a comemoração conta um churrasco com buffet livre a R$ 30 por pessoa. O dia começa com missa às 11h e, após, o almoço é servido.

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto