Alâlaôôôôô, enfim o grande dia chegou! Para você não perder nem um minuto do Carnaval, confira um roteiro com eventos imperdíveis elaborado pela equipe do Guia Gazeta do Povo + Clube.

SÁBADO (10)

Psycho Carnival

Considerado o maior festival de Psycobilly do Brasil, o Psycho Carnival 2018 agita o carnaval de Curitiba no Jokers Pub.Nesta edição, o Psycho Carnival leva ao palco do Jokers bandas nacionais e internacionais, e quem quiser comparecer pode comprar ingressos para um dia ou pacotes de até quatro dias.

Bailinho de Carnaval do Mueller

A quarta edição do Bailinho de Carnaval do Shopping Mueller acontece no dia 10 de fevereiro (sábado) e promete divertir crianças e adultos que ficam em Curitiba no Carnaval. Os participantes podem aproveitar a festa, realizada no piso L1, com atrações a partir das 14h até as 18h. Na programação, música ao vivo, camarim de pintura facial e distribuição de balões. As clássicas marchinhas de carnaval serão apresentadas por uma banda ao vivo, para relembrar as antigas matinês frequentadas pelos pais e avós dos pequenos foliões.

Chori Folia! 

Nos dias 10 e 11, as duas unidades do Choripan vão promover um baile de Carnaval com marchinha, decoração temática, confete e serpentina. No sábado, a festa será das 11h30 às 00h, já no domingo será das 11h30 às 21h. Os dois dias os visitantes são convidados a ir fantasiados.

Bailinho infantil Caiçara

Para quem quer pular Carnaval sem ter que deixar os pequenos em casa, a 2ª edição do Tradicional Bailinho de Carnaval Infantil d'A Caiçara acontece no próximo sábado, 10, com entrada gratuita a partir das 15h. O bar incentiva que os pais fantasiem seus filhos para que todos se divirtam ao som de marchinhas carnavalescas, confetes e guerra de bexiga d'água. O evento brinca na descrição da festa, democratizando o bailinho: "esse evento é destinado a crianças de 0 a 150 anos".

Unidos da Ressaca no Vitto Bar

A festa Unidos da Ressaca, promovida pelo Vitto Bar, vai premiar a melhor fantasia de Carnaval no dia 10 de fevereiro. Vai rolar muito funk, pop e, claro, muita música carnavalesca. O grito da galera vai decidir quem vestiu a melhor fantasia e o ganhador receberá um combo de vodka com citrus. Quem vai comandar as pickups serão os DJs Ren Rafael e Gus Mantovani.

Desfile das escolas de samba

O sábado 10 de fevereiro é o dia dos desfiles dos blocos e Escolas de Samba em Curitiba. As cinco escolas do grupo especial, as quatro do grupo de acesso e os blocos que se candidataram para abrir os festejos evoluem na rua Marechal Deodoro, no centro, a partir das 13h e sem hora para acabar.

Neste horário, o desfile será aberto por alas mirins das escolas de samba que têm ensaiado desde o final do ano passado. Depois, o tradicional bloco Rancho das Flores dá o pontapé inicial dos desfiles que contam a presença dos blocos Boêmios da Madame, Fogosa e outros.

No começo da noite, as escolas de Samba de Curitiba e região desfilam para o público começando pelas quatro escolas do grupo de acesso Enamorados do Samba, Unidos de Pinhais e Império Real de Colombo e os Internautas.

Na sequência, entram as escolas do grupo especial - Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Imperatriz da Liberdade.

Leia mais sobre os desfiles 

DOMINGO (11)

Show da banda Rock Bugs

No domingo do feriadão de carnaval, o Hard Rock Café de Curitiba recebe show da banda Rock Bugs. A apresentação acontece a partir das 20h30, e no dia, o café funciona normalmente. A entrada na casa para assistir ao show é gratuita.

Bailinho de Carnaval do Shopping Estação

 A 4ª edição do Bailinho de Carnaval do Shopping Estação tem programação especial e gratuita para as crianças nos quatro dias de Carnaval. O roteiro inclui trio elétrico com bandas, bonecos de Olinda, cortejos musicais, camarins e brincadeiras do dia 10 a 13 de fevereiro. A programação inclui também camarins de maquiagem e cabelo maluco, DJ, desfile de fantasias e kit folia - com confetes e serpentinas - para os 200 primeiros foliões.

Carnaval no Ananã

O Ananã fará sua própria festa para celebrar o Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, sempre a partir das 16h. No domingo é dia de pagode e axé baiano com sarau kids e dj’s regados a bons drinks.

Zombie Walk

A Zombie Walk 2018 será realizada no dia 11 de fevereiro, domingo de carnaval, às 12h.  A expectativa dos organizadores é que 20 mil pessoas participem. Segundo Flávia Nogueira, uma das organizadoras do evento, conta que o percurso deste ano vai obedecer a tradição. Tendo como batedores os motociclistas dos Hell’s Angels e o time de futebol americano Guardian Saints, os zumbis saem da Praça Osório, caminham pela Rua XV de Novembro até a Barão do Rio Branco, passam pelo Paço da Liberdade e chegam à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, na zona de dispersão. Lá, bandas de rock estarão esperando os zumbis em palcos com cenografia criada pelo cineasta Paulo Biscaia Filho.

SEGUNDA (12)

Curitiba Rock Carnival 

O feriado de carnaval está chegando mas, para muitos, a expectativa é pelas versões da festa no cenário alternativo da capital paranaense, em especial o Curitiba Rock Carnival, que acontece na segunda-feira, dia 12 de fevereiro. Apesar de não ter acontecido no ano passado, o evento volta para sua 4° edição. Se antes chegou a ser realizado por três dias, quando o endereço era o estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, em frente à Praça Eufrásio Corrêa, agora será uma única data. O novo endereço é a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico.

Saiba mais sobre a Zombie Walk 

Segunda-feira (12)

Rock no Crossroads

Banda República Pine traz seu repertório de sucessos com hits do indie, grunge e rock. Ao Crossroads. O show faz parte da semana “O Carnaval é Rock” e termina na segunda-feira. Confira o restante dos dias. 

James Bar

Entre as festas do James Bar (confira todas as outras na ficha abaixo), é dia de bachata, kuduro e arrocha. Impossível ficar parado.

TERÇA (13)

Ca'dore tem Carnaval! 

Conhecida como a "praia curitibana", a Ca'dore Comida Descomplicada preparou uma programação especial para os dias de Carnaval. Quem fica em Curitiba tem uma boa opção gastronômica para curtir o feriado, com música ao vivo todos os dias. O local fica fechado apenas na quarta-feira (14/02). Nessa terça-feira a atração é Ed Jamaica Duo (samba, MPB e bossa nova) das 18h às 21h. Confira também os outros dias.

Reveillon Fora de Época

A Hendrix Brew House recebe três dias de programação durante o feriado prolongado de Carnaval, com atrações para quem curte música ao vivo e muita festa. Em todos os dias de evento, o bar terá música ao vivo. A entrada é gratuita, mas a casa cobra R$ 5 de couvert. Na terça-feira é dia do Reveillon Fora de Época: Antes da quarta-feira de cinzas, a casa comemora o começo do ano de 2018 com Felipe Ito cantando rock e blues, e quem comparecer vestindo apenas roupas brancas, ganha double em todas as torneiras.

Carnaval na Mercadoteca

O Carnaval da Mercadoteca conta com quatro dias de folia pra você curtir com os amigos, família e principalmente, com as crianças! Na terça-feira, das 19h às 22h30, o cantor, violonista e compositor Ricardo Ribeiro apresenta um repertório de clássicos do samba e incluindo as tradicionais marchinhas carnavalescas ao lado dos músicos João Charmak e Cesar Matoso.