Gazeta recomenda

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Curitiba neste domingo (15)

Tradicional grupo de acrobacias aéreas é uma das atrações do 9º Festival Aéreo, que também terá balonismo e paraquedismo no Aeroporto do Bachacheri

  • Sandro Moser
  • 14/10/2017
  • 13:19
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Curitiba neste domingo (15) A esquadrilha da fumaça volta a Curitiba em outubro. Foto: arquivo Gazeta do Povo.

Os curitibanos vão poder acompanhar de perto as manobras da Esquadrilha da Fumaça no próximo dia 15 de outubro. A apresentação da “Fumaça” será a cereja do bolo do 9º Festival Aéreo, promovido no Aeroporto do Bacacheri pelo Aeroclube do Paraná. O evento começa às 10h e a apresentação está prevista para às 14 horas.

Segundo o comandante Mário Tetto Sobrinho, presidente do aeroclube, o evento está dividido entre o sábado e o domingo (dias 14 e 15) e terá apresentações de balonismo, volovelismo (voo em planadores) e acrobacias aéreas com aviões antigos da década de 1940 e 1950.

A atração mais esperada, no entanto, é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um grupo de pilotos e técnicos da Força Áerea Brasileira (FAB) que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo desde 1952.

As demonstrações são compostas por 50 acrobacias com duração média de 30 minutos que “desenham” figuras e escritos nos ares. As apresentações contam com sete pilotos em sete aeronaves A29 - Super Tucano da Embraer.

“Se o tempo tiver bom, eu sei que a Esquadrilha da Fumaça vai escrever no céu uma mensagem especial para Curitiba, que já está ensaiada”, disse o comandante Tetto Sobrinho. O conteúdo do texto é uma surpresa.

Com entrada franca, o festival espera levar uma multidão ao aeroporto do Bacacheri. A administração do aeroclube estima que 100 mil pessoas possam prestigiar o festival nos dois dias do evento.

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto