Gazeta recomenda

Você sabia que Curitiba tem uma praça chamada Walt Disney?

A praça fica no bairro Vila Oficinas, na regional Cajuru

  • Anna Sens, especial para a Gazeta do Povo
  • 15/05/2019
  • 08:00
Você sabia que Curitiba tem uma praça chamada Walt Disney? Nas fotos, a Praça Walt Disney, de acordo com a Câmara Municipal de Curitiba. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Sim, Curitiba tem uma praça oficialmente chamada de Walt Disney! Mas calma, exceto pelo nome, não há nenhuma relação com o complexo de parques Disneyland conhecido mundo afora. Na verdade, a praça fica na Regional Cajuru, no bairro Vila Oficinas.

Há controvérsias sobre qual é a Praça Walt Disney correta. Isso porque em uma rota de 750m, existem três praças, quase uma do lado da outra. Segundo a responsável pela documentação e acervo da Prefeitura de Curitiba, Juliana Nascimento, a Walt Disney correta é a que fica entre as ruas Eng. Benjamin de A. Mourão, Dr. Sebastiao F. Bacila e Exp. Emídio R. Rattmann, também chamada de Praça Central Norte.

>>> Curitiba vai ganhar uma nova feira gastronômica no Jardim Ambiental

Lá tem quadra de areia, academia ao ar livre e parquinho. A praça tem 5.335 m². Porém, ao chegar lá, o coordenador do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas, que fica dentro da Central Norte, Jairo Rosa Júnior, afirma que não - a verdadeira Walt Disney está a alguns metros de distância, ao lado da Escola Mun. Pref. Omar Sabbag. 

Esta é uma praça menor e alguns moradores até desconfiam ao chamar de praça - dizem que é só uma quadra de areia. É o caso do Sr. Marinho, natural de Morretes, mas que mora na frente do local desde 1967. “Nunca ouvi falar de Walt Disney não”, ele diz, sentado no banco, enquanto observa o movimento. Outros acreditam que a quadra faz parte da escola.

>>> Circo Vostok estreia nova temporada em Curitiba

Já a coordenadora da escola municipal que fica ao lado, professora Norma Regina Santos da Silveira, garante que é essa sim, a menor delas, a Walt Disney. A praça tem 3.334 m² e, além da quadra, tem parquinho: gangorra, trepa-trepa e escorregador. Fica entre as ruas Pedro Bocchino e Eng. Enedina Alves Marques. Para Juliana Nascimento, da Prefeitura, essa é conhecida como ex-Walt Disney, desde 2013.

No mapa, o ponto A é a Praça Central Norte; o ponto B é a Praça Walt Disney e o ponto C é a Praça Central Sul. 

Descendo um pouco mais a rua, tem a Praça Central Sul, nas ruas Dr. Levino Bornancin, Eugênio Gomes de Brito e Gerci G. das Neves, com 5.672 m². Essa é a mais unânime entre os moradores da região como a Walt Disney genuína. “Antes aqui não tinha nada, nem terminal, nem casa. As ruas eram conhecidas por número. Mas tinha a Praça Walt Disney. Tem gente que hoje não sabe, mas aqui é a Disney”, afirma o morador Everson Glinka, passeando com Shopia, sua poodle.

Morando a uma quadra da praça há 52 anos, "desde que nasci", ele vai lá quase sempre andar com o cachorro. A informação sobre o nome da praça é confirmada por Ítalo Araújo Jr., de 62 anos, também caminhando pela praça. Ele diz que desde que foi morar no Vila Oficinas, em 1972, "ela sempre foi chamada de Walt Disney ou de Sul, mas não sei se é oficial". 

>>> Será que Caverna do Dragão vai ganhar um live-action?

De acordo com a Câmara Municipal de Curitiba, entretanto, nem a Praça Sul nem a Norte são a Walt Disney, mas sim a menor delas, a do meio, na rua Pedro Bocchino, como disseram Jairo e professora Norma. A praça ganhou esse nome em 27/12/1967, pela Lei Municipal 3.150/67, em arquivo na Câmara, o que faz dessa a Walt Disney oficial.

Nenhuma das praças têm placa, mas, independente disso, elas são uma opção de relaxamento para adultos e crianças, com seus parquinhos, quadras e academias. 

Tags

8 recomendações para você

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto