Publicidade

cartão

Assinatura:

ASSINAR ENTRAR
ASSINE

Gazeta recomenda

Queridinho da cidade: como aproveitar o domingo no Parque Barigui

Com várias opções de lazer, o Barigui é um dos maiores e mais frequentados parques de Curitiba

  • Da redação, colaborou Fernanda Nocera
  • 16/07/2017
  • 09:00
Queridinho da cidade: como aproveitar o domingo no Parque Barigui Foto: Daniel Castellano

Basta um final de semana ensolarado para o curitibano sair de casa e, como não tem praia por aqui, os parques e bosques de Curitiba são boas opções para curtir com toda a família e aproveitar os benefícios da vitamina D.

Um dos maiores e mais frequentados parques e conhecido como o queridinho da cidade, é o Barigui. Lá, a população pode encontrar diversas opções de lazer, seja na prática de esportes, no churrasco de domingo, no Museu do Automóvel ou simplesmente nas caminhadas por um dos circuitos à beira do lago. Saiba como aproveitar tudo que esse ponto turístico pode oferecer!

Prática de esportes

Em seus 1.400.000 metros quadrados, o Parque Barigui contempla duas canchas de futebol de areia, uma de footsack – futebol de saco -, duas canchas de vôlei e uma poliesportiva. Além disso, tem duas pistas de corrida e caminhada, uma com um total de 5,2 km e outra, que dá a volta no lago, com aproximadamente 3,3 km. Ao lado delas, tem também a ciclovia e pista de uso misto, que normalmente é usada por patinadores ou skatistas. O percurso da ciclovia é equivalente ao da pista de corrida.

Foto: Leticia Akemi

Também é possível encontrar uma pista de patinação, na qual o grupo Patins Barigui se encontra para praticar a atividade e trocar experiências. O grupo não tem professores, mas tem voluntários dispostos a ajudar a andar sobre as rodinhas.

Para quem prefere fortalecer os músculos, tem também equipamentos para exercícios físicos e treinamento esportivo, sendo dois conjuntos de barras em troncos, três conjuntos de barras em inox e duas academias ao ar livre.

O parque também tem vários espaços de gramado aberto para prática de outras atividades, como yoga, slackline, frescobol, trilhas entre os bosques, entre outros.

Capivaras e seus amigos

Além dos turistas e curitibanos, o Barigui tem seres não-humanos que fazem do parque o seu lar. As espécies vistas com mais frequências são: garça-branca, gavião carcará, quero-quero, tico-tico, sabiá, biguatinga, preá, cutia e gambá e claro, a famosa capivara, que já virou mascote de Curitiba. Não é aconselhável alimentar os animais, nem chegar muito perto, afinal, eles são silvestres.

O parque é super pet friendly e vários visitantes levam seus bichinhos para passear. Mas como os outros animais ficam soltos, a dica é manter seu cão na guia e tomar cuidado, pois nem toda capivara gosta de cachorro!

Foto: Aniele Nascimento

Churrasco de domingo

O famoso churrasco de domingo pode ser feito lá no Parque Barigui. O local conta com 25 churrasqueiras e quiosques com a estrutura para receber a família e os grupos de amigos: mesas, bancos, coberturas e ganchos para pendurar rede. A utilização é gratuita e não há reserva, portanto, é aconselhável chegar cedo para garantir o almoço. A limpeza é responsabilidade do usuário.

Restaurantes e lanchonetes

Uma das lanchonetes mais famosas do Parque Barigui é a Casa Amarela. O local é uma casa histórica, que foi readequada para instalação de um bistrô, dirigido pela Fundação de Ação Social. O cardápio traz água de coco, cerveja, sucos, aperitivos, salgados e sanduiches naturais. Tem cerca de trinta mesas no ambiente externo.  

O Restaurante Maggiore, localizado ao lado do lago do parque, abre para almoço aos sábados e domingos. Oferece um variado cardápio com opções de carnes, massas, frutos do mar, saladas, aperitivos, sanduíches e sobremesas.

Além disso, é possível dar uma pausa nas atividades para se refrescar no Bar do Farol, Bar do Lago ou na Lanchonete Barigui. Também tem carrinhos de pipoca, amendoim torrado, água de coco, caldo de cana e sorvete ao longo da pista.

Museu do Automóvel

Ao visitar o Parque Barigui, também é possível conhecer o Museu do Automóvel. Fundado em 1976, o museu tem o acervo dos sócios do Clube de Antiguidades Automotivas do Paraná (Caamp), com mais 150 veículos. Os carros são constantemente alternados nas 70 vagas, divididas nas categorias: Vintage, Nacionais e de Corrida. O museu funciona de terça a sexta, das 13h30 às 16h45 e nos finais de semana das 10h às 12h e das 13h30 às 17h45.

Foto: Henry Milleo

Para as crianças

Além de levar a criançada para correr, andar de bicicleta ou patins, elas também podem se divertir no parquinho infantil do Barigui, com balanços, gangorras, escorregador, e outros brinquedos. O bom é que o parquinho fica na parte mais tranquila do parque, ótimo para deixar as crianças correrem e se divertirem.

Expo Renault Barigui

Inaugurado em 2012, o Centro de Eventos Expo Renault Barigui fica dentro do parque e foi construído no mesmo lugar do antigo pavilhão, que funcionou no local desde 1975. Com 5 mil metros quadrados de área, normalmente recebe grandes eventos como feiras, exposições e convenções.

Sobre a estrutura

Para quem prefere um programa mais light, o Barigui também é ótimo para um piquenique, ou apenas para levar uma toalha ler um livro debaixo de uma árvore. É só escolher a melhor sombra e aproveitar a paisagem.

O parque tem três estacionamentos com capacidade para 1950 vagas descobertas. Também tem rampas de acessibilidade para acesso às pistas de corrida e caminhada. Não há acessibilidade para travessia da ponte atrás do Restaurante Maggiore. A passarela de travessia da Avenida Candido Hartmann foi construída para uso por pessoas com necessidades especiais assim como as pontes próximas à BR-277 e a ponte próxima à Avenida Manoel Ribas.

O parque tem sanitários públicos - entre eles, alguns sanitários adaptado para necessidades especiais. Os sanitários das lanchonetes também são abertos ao público em geral, porém não são adaptados. Além disso, também há banheiros pagos, administrados pela URBS.

 

Mais conteúdo após a publicidade

Tags

Mais conteúdo após a publicidade

Deixe sua opinião

Publicidade

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto