cartão

Assinatura:

Gazeta recomenda

Sexta-feira 13 tem visita guiada no cemitério

Visita guiada noturna ao Cemitério Municipal neste feriado é uma viagem pela cultura e história da capital paranaense

  • Sandro Moser
  • 13/10/2017
  • 09:23
Sexta-feira 13 tem visita guiada no cemitério Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
Visita guiada Cemeitério Municipal } Visita guiada Cemeitério Municipal } Visita guiada Cemeitério Municipal }

“O cemitério é um resumo simbólico, uma reverberação histórica da cidade na cidade dos mortos” define a pesquisadora Clarissa Grassi, responsável pelas visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no centro histórico de Curitiba.

Neste feriado, nos dias 12, 13 e 14 de novembro serão realizadas visitas noturnas (das 19h às 22h) ao campo santo, fundado em 1853 e mais antigo do Paraná. O cemitério tem uma área com mais de 50 mil m², onde estão 5,7 mil túmulos e mais de 80 mil pessoas sepultadas.

LEIA MAIS

Visistas ao Cemitério são aulas de arquitetura.

As visitas guiadas são verdadeiras aulas de arquitetura, história, arte, geologia e sociologia da evolução da cidade desde sua fundação.Segundo Clarissa, a ideia das visitas noturnas é explorar “esta relação com a escuridão para criar um clima a mais, explorar um lugar interdito à noite”.

As noturnas têm o mesmo trajeto das chamadas visitas guiadas padrão que acontecem todos os meses.  Uma vez por mês, Clarissa promove um recorte para as visitas baseado em alguma data comemorativa que aconteça no mês. Em outubro, no dia 21, o passeio temático visitará as moradas finais dos principias poetas do paranismo que descansam no cemitério municipal pelos séculos e séculos.

Em novembro, no dia 25, haverá uma visita com o tema música e a apresentações com compósitos de alguns dos autores sepultados. Segundo a guia, as visitas são extremamente respeitosas às memórias das pessoas e famílias e em todas as ocasiões, seguem um mesmo roteiro. “Todo mundo entra no cemitério bem respeitoso e vai se soltando durante o passeio.”, explica.

>>> Video mostra visita guiada ao cemitério municipal.

“É bom por que desmistifica o cemitério como um lugar de tristeza e joga o medo para baixo, mostrando que é um local de beleza, arte e memória”.  Para Clarissa o intuito do passeio é sensibilizar os moradores para que vejam o cemitério como um patrimônio da cidade. “Não só historicamente e por sua arquitetura, mas como um local a ser visitado, um espaço de história e informação”,

Inscrições e sucesso

As visitas têm sido um sucesso de público. Só em 2017, em sete meses de atividades no foram realizadas 17 visitas para a comunidade com mais de mil inscritos. Para as visitas deste feriado, as inscrições estão abertas desde a última segunda-feira e devem ser feitas por e-mail, encaminhando nome completo e número de RG para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br

LEIA TAMBÉM

>>> Visita guiada ao Cemitério Municipal de Curitiba é uma aula de arquitetura e história

>>> De shows a peças: mais de 10 atividades em Curitiba para fazer com as crianças

>>> Qual balada de Curitiba combina mais com o seu signo

Tags

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto