cartão

Assinatura:

Gazeta recomenda

Auto de Natal transforma Centro Histórico em ópera a céu aberto

Espetáculo está movimentando o centro da cidade e conta com 15 atores

  • Da redação
  • 06/12/2017
  • 18:56
Auto de Natal transforma Centro Histórico em ópera a céu aberto Auto de Natal. Foto: Daniel Castellano / Prefeitura de Curitiba

Um grande espetáculo de rua, com uma sequência de cenas natalinas que utilizam como cenário os casarões do Centro Histórico. É asssim o auto de Natal que acontece nesta quarta-feira (06), a partir das 20h (a atração se repete nos dias 7, 13, 14 de dezembro). O público é convidado a acompanhar pelo calçadão as cenas preparadas com figurinos, luz, som e efeitos especiais, e depois a assistir, no palco do Memorial de Curitiba, ao concerto das etnias. É como se fosse uma ópera a céu aberto. 

Com roteiro e direção de Edson Bueno e participação de 15 atores, incluindo Luiz Carlos Pazzelo no papel de arauto, o espetáculo “Natal no Largo da Ordem – espírito de amor e confraternização” destaca passagens bíblicas do Natal. A primeira cena, com toques de sinos por todo o Largo da Ordem, acontece na sacada do Palacete Wolff. Do alto da janela, o arauto e os emissários anunciam o nascimento de Jesus. Na segunda cena, na sacada do Solar do Rosário, os Reis Magos apontam a Estrela de Belém. Na terceira, o arauto reaparece na Igreja Presbiteriana e anuncia o Natal e o Anjo Gabriel recita trechos da Carta aos Coríntios.

Depois, as atenções se voltam para as janelas da Casa Hoffmann. De lá, o Anjo do Teatro e o Anjo do Circo (numa referência às artes) anunciam o nascimento de Cristo. É quando o Anjo da Ópera, um tenor, canta “Ave Maria” ao vivo. A última cena externa acontece na Igreja da Ordem, onde o arauto recita versos de Isaías ao som de Aleluia de Handel.

>>> Veja como fica o trânsito da cidade por causa do espetáculo 

Por volta das 20h30, o arauto e os emissários recepcionam o público na entrada do Memorial de Curitiba para a árvore de Natal ser acesa. Após há apresentações das etnias, em que cada uma terá um casal representante mostrando suas danças e tradições.

Programação

As encenações que acontecem ao ar livre no Largo da Ordem são reapresentadas numa versão “pocket” todas as terças, no Reservatório da Sanepar, seguidas de outras atrações. O encerramento da programação acontece no dia 20 de dezembro. A atração final, num palco montado no Largo da Ordem, será o concerto “400 Vozes pelo Natal de Curitiba”, com integrantes do Coral Nosso Canto e participação da Big Belas Band.

Tags

Deixe sua opinião

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto