Publicidade

Gazeta recomenda

5 museus de graça que são pouco conhecidos na capital paranaense

O Guia Gazeta do Povo montou um roteiro especial para você passear por Curitiba

  • 03/05/2017
  • 18:47
5 museus de graça que são pouco conhecidos na capital paranaense

Com a correria do dia a dia, ao caminhar pelas ruas de Curitiba, você se depara o tempo todo com belas construções, mas nem sempre repara que muitas delas são na verdade pontos turísticos que abrigam museus. Que tal largar um pouco o estresse do dia a dia, relaxar e ao mesmo tempo adquirir conhecimento? O Guia Gazeta do Povo listou alguns museus não tão conhecidos dos curitibanos, que sem dúvidas valem uma visita. E em todos eles a entrada é gratuita.                         

Museu da Fotografia

Inaugurado em 1998, o Museu da Fotografia de Curitiba foi o primeiro do gênero no Brasil e um dos primeiros da América Latina. Conta com uma agenda periódica com exposições de artistas convidados. As exposições em cartaz atualmente são: Fotografias Analógicas de Neni Glock, Humans Of Curitiba e Retratos de Isabella Glock. As visitas podem ser  guiadas, sendo necessário agendar um horário por telefone.

Museu do Telefone

O museu fica no andar térreo da Torre Panorâmica e tem um pequeno acervo de telefones de várias décadas, linhas do tempo e ilustrações contando sua história e evolução do aparelho. A visita ao museu é gratuita, mas caso queira esticar o passeio e subir na torre, é necessário comprar ingresso, no valor de R$ 5,00, que estão à venda na própria bilheteria da torre.

Museu de História Natural

Localizado no bairro Capão da Imbuia, o Museu de História Natural de Curitiba tem um bosque de floresta com araucárias. Os visitantes têm acesso a duas exposições: uma interna chamada de “Ecossistemas Brasileiros” na qual são encontrados exemplares de animais empalhados, plantas desidratadas e maquetes que demonstram os principais biomas encontrados no país e também de temas variados como fauna urbana, ambiente aquático e animais ameaçados de extinção. A exposição externa, chamada de “No Caminho das Araucárias”, percorre uma passarela com o objetivo de educar e sensibilizar o visitante quanto à preservação das araucárias.

Museu de Arte Contemporânea de Curitiba (MAC)

Você com certeza já deve ter passado inúmeras vezes em frente ao MAC mas não se deu conta que ali está situado um dos principais museus de Curitiba. Na Rua Desembargador Westphalen, próximo à Rui Barbosa, o Museu de Arte Contemporânea de Curitiba foi fundado na década de 1970 e conta com mais de 1.700 obras de artistas brasileiros e internacionais, com ênfase em artistas paranaenses. A cada três meses as exposições mudam conforme tema decidido pela curadoria. Além do museu, o espaço conta conta com uma biblioteca com grande acervo de livros, imagens e documentos importantes para pesquisa local. Escolas e grupos podem agendar visita guiada.

Museu da Imagem e do Som

Situado em um casarão datado de 1870 que já serviu como sede oficial do Governo do Estado do Paraná e residência do governador até 1937. Depois, foi sede de vários órgãos públicos até abrigar oficialmente o MIS, em 1989. No acervo você encontra mais de um milhão de itens entre discos de vinil, fotografias, televisores, rádios, fitas de áudio e vídeo, documentos, livros e muitas outros objetos interessantes relacionadas ao cinema, música, televisão e fotografia. As visitas são uma imersão no tempo e na história da imagem e do som.

Mais conteúdo após a publicidade

Tags

Mais conteúdo após a publicidade

Deixe sua opinião

Publicidade

Mais lidas do Guia

Quem tem

tem descontos

Garanta já seu desconto